WhatsApp
7° Simpósio Internacional de Onco-Hematologia

Dados do Trabalho


Título

USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ATENDIMENTO DO PACIENTE ONCOPEDIÁTRICO

Introdução

O brincar na infância tem um importante papel no desenvolvimento , sendo relacionado com os avanços dos componentes cognitivos, afetivo, social e físico. A criança hospitalizada com câncer percorre por inúmeras internações, intervenções e procedimentos invasivos, os quais podem acarretar experiências traumáticas. Sendo assim, a equipe multiprofissional pode utilizar o brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada, visando minimizar o estresse decorrente dessas experiências, facilitando a compreensão do tratamento.

Objetivos

Analisar a experiência da criança em tratamento oncológico/ oncohematológico em uso do brinquedo terapêutico como instrumento de humanização do cuidado.

Casuística

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre o uso do brinquedo terapêutico para humanização do cuidado do paciente oncopediátrico.

Método

Relato de Experiência

Resultados

No Hospital da Criança, o brincar é lúdico desde o momento da admissão. Durante o tratamento oncopediátrico, a equipe multiprofissional sinaliza a diretoria acerca da indicação do brinquedo terapêutico e os responsáveis pela criança são orientados quanto a proposta do brinquedo. Após o aceite, disponibilizam uma foto da criança para confecção pela associação parceira. O brinquedo é confeccionado com as características da criança e os dispositivos que ela estará em uso durante todo o tratamento. Em 2023, foram entregues 10 bonecos terapêuticos, incluindo crianças com diagnóstico oncohematológico, oncológico e com doenças raras. Exemplo de uso focado para pacientes oncohematológico, temos a abordagem envolvendo questões de cuidado durante o tratamento de após uma recaída da doença, aspectos relacionados com a programação de transplante de células tronco hematopoéticas e cuidados para prevenção de infecção. Desde o início do projeto, em janeiro de 2023, identificamos que ter um boneco que se assemelha fisicamente com a criança, e que dispõe de todos os dispositivos em uso, torna-se um aliado no cuidado, principalmente, no momento da realização de procedimentos como punções venosas, trocas de curativos e administração de medicações. Ressalta-se o fortalecimento da educação em saúde, onde é possível o seu uso para explicar de forma lúdica aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento natural da doença, bem como as modalidades de tratamento e suas possíveis complicações e toxicidades. O boneco acompanha a criança durante todo o tratamento, permeando toda a jornada do paciente durante a transição de cuidados. Essa estratégia também fortalece a construção de vínculos com as equipes envolvidas e que participam do projeto terapêutico.

Conclusões

Através do uso do brinquedo terapêutico a criança tem uma melhor compreensão dos aspectos relacionados a doença e ao tratamento, isso porque ela passa a entender essas questões de uma forma lúdica e tranquila. Destacamos também que a implantação do brinquedo terapêutico na instituição, beneficia não somente a criança, mas toda equipe multiprofissional, visto que também é uma importante ferramenta de suporte durante a educação em saúde do paciente/ família e facilitador na expressão de sentimentos e dúvidas, possibilitando que ela não seja um sujeito passivo no seu tratamento.

Palavras Chave

Brinquedo Terapeutico; Oncohematologia; ; Pediatria; Humanização

Área

Multidisciplinar

Categoria

Relato de caso ou série

Instituições

Hospital da Criança - Rede D'OR - São Paulo - Brasil

Autores

AMANDA CARVALHO BRANDÃO, JULIANA LIMA TEODORO, MARIA AUGUSTA JUNQUEIRA ALVES, PATRÍCIA CIPRIANO GILENO, CLAUDIA REGINA CACHULO LOPES, ELIANA SOARES, DAIANA ARRUDA DE CASTRO, DAIANE BORGES PORTO TIGRE, BARBARA CRISTINI TRINDADE DE NÓBREGA