Dados do Trabalho
Título
RESGATE AFETIVO – EXPANDINDO O SUPORTE HUMANIZADO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA.
Introdução
O prontuário afetivo realizado na Clínica de Oncologia e Hematologia no Interior da Amazônia Oriental, permite trabalhar com o paciente de forma a contribuir e entreter no processo de tratamento a partir do vínculo entre a equipe assistencial e sua rede de apoio. Ofertar psicoeducação diante do adoecimento, através do prontuário afetivo, respeita a individualidade, resgata sentimentos e vontades do paciente, gerando assim uma diferença real nas comunidades com propostas potencializadoras de transformar o panorama da saúde.
Objetivos
Estruturar a metodologia de acolhimento em pacientes de forma individual durante a terapia infusional, desenvolvendo um atendimento personalizado e humanizado.
Casuística
Não se aplica.
Método
Relato de Experiência.
Resultados
Conhecer o paciente para além do adoecimento, é uma forma de acolher seus sentimentos e ofertar suporte adequado. Para assim, construir um trabalho humanizado, promovendo contato entre profissionais de saúde, família/cuidador e paciente a partir do prontuário afetivo. Desta forma, perceber e realizar operações que amparem a relação de respeito, confiança e afeto compartilhado. Isto causa melhorias significativas para a adesão ao tratamento e fortalece a experiência a partir de condutas que denotam conforto na trajetória oncológica do paciente.
Conclusões
A construção do prontuário afetivo permite que se desenvolva um laço entre a tríade equipe-paciente-família, gerando uma melhor experiência para o paciente. Considerando assim, a relevância do desenvolvimento de um projeto onde é possível acolher e ofertar suporte especializado ao paciente, diante de sua individualidade no tratamento.
Palavras Chave
Humanização; Acolhimento; Prontuário Afetivo.
Área
Multidisciplinar
Categoria
Relato de caso ou série
Instituições
ONCOLÓGICA DO BRASIL - Pará - Brasil
Autores
BRENA DE SOUZA FERREIRA, JULIANA LOPES SIMÕES, FABIO AUGUSTO MENESES, KALYSTA DE OLIVEIRA BORGES, GABRIELA NORONHA FORTES, POLIANA PEZENTE, HIAGO SOUSA PINHEIRO, SONIA DA SILVA MELO