WhatsApp
7° Simpósio Internacional de Onco-Hematologia

Dados do Trabalho


Título

SUPORTE PSÍQUICO FRENTE A INTERVENÇÃO FARMACÊUTICA AGREGANDO MANEJO NA ADESÃO AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO.

Introdução

Sintomas de ansiedade e depressão, limitam o paciente no processo oncológico. Neste sentido, o paciente acaba por evadir-se do tratamento necessitando de auxílio multidisciplinar com equidade.

Objetivos

Descrever a experiência do acompanhamento psicológico e o manejo do cuidado na adesão do paciente ao tratamento oncológico.

Casuística

Não se aplica.

Método

Relato de experiência.

Resultados

A equidade desenvolvida em conjunto com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e muitos outros profissionais, promove o manejo do cuidado facilitando a redução dos sintomas de ansiedade e depressão do paciente oncológico, tais como: esquecimento, falta de ânimo, indisposição, falta de apetite e tensão muscular, sendo estas as mais frequentes. Nesta instância, é inserido as condutas de melhoria da terapia infusional convocando a equipe a identificar demandas que possibilitem conforto na trajetória oncológica. Um dos artefatos utilizado durante o tratamento são medicamentos de suporte psiquiátrico que auxiliam na condição psíquica favorável a redução de sintomas do paciente. Diante desta necessidade, é imprescindível que o farmacêutico tenha a percepção de realizar operações que também amparem o paciente a alcançar o sucesso no tratamento através do ajuste de dose, verificação de interação medicamentosa e o acompanhamento ininterrupto diante de cada precisão. Por assim dizer, a eficácia de um auxílio coletivo, contribui no conhecimento, no manejo e na elaboração de uma assistência aliada ao incentivo do paciente na permanência do tratamento, não atrasando os exames, não faltando as consultas, e principalmente obtendo qualidade de vida na rotina clínica.

Conclusões

A redução de sintomas contribui para a adesão constante e concreta do paciente ao tratamento oncológico através de modificações necessárias e manifestações emocionais amparadas. Acredita-se que há o acesso a equidade, ao bem-estar e ao suporte multidisciplinar do paciente.  

Palavras Chave

Intervenção; Manejo do Cuidado; Acompanhamento Psicológico.

Área

Multidisciplinar

Categoria

Relato de caso ou série

Instituições

ONCOLÓGICA DO BRASIL - Pará - Brasil

Autores

BRENA DE SOUZA FERREIRA, POLIANA PEZENTE, FABIO AUGUSTO MENESES, HIAGO SOUSA PINHEIRO, KALYSTA RESENDE BORGES, SONIA DA SILVA MELO, GABRIELA NORONHA FORTES, MARCOS FRAGA FORTES, AMARANTA EVELYN SOUZA, JULIANA LOPES SIMÕES