WhatsApp
7° Simpósio Internacional de Onco-Hematologia

Dados do Trabalho


Título

HEALTH TECH- MYELOMAP - encurtando distâncias para acesso onco-hematológico em áreas remotas da Amazônia Oriental: modelo acadêmico.

Introdução

O Mieloma Múltiplo (MM) é definido como uma proliferação neoplásica dos plasmócitos, podendo causar dor óssea, anemia, insuficiência renal ou hipercalcemia.Dessa forma, a terapia com CAR (chimeric antigen receptor) -T cell é um tratamento inovador que se baseia na coleta das células T do sistema imune, para ser modificada a combater as células tumorais no mieloma, tal terapia no Brasil tem dificuldades de acessibilidade pelo alto custo de produção e processo demorado de fabricação, sendo limitadas as instituições que realizam o tratamento com CAR-T cells. Assim, evidencia-se como o sistema de informação que coleta e armazena dados pode auxiliar no tratamento ou diagnóstico de patologias como o MM, seja pela criação de redes compiladas de informação ou aplicativos.

Objetivo

A idealização do aplicativo deu-se devido a necessidade de captação e criação de banco de dados para pacientes potencialmente elegíveis para tratamento com CAR-T cells para canalização de informações e concentração para facilitação de acesso notadamente em regiões remotas como a Amazônia Oriental. Foi desenvolvido por acadêmicos de medicina no interior da Amazônia.

Casuística

Criação de um aplicativo médico -O MieloMap que visa conectar o médico hematologista que irá captar os dados dos pacientes ao hemocentro responsável pelo CAR-T.
Todas as informações dos pacientes serão armazenadas em um banco de dados seguro, com uma rede de comunicação direta entre os profissionais e a equipe responsável pelo gerenciamento dos dados.

Método

Foram realizadas as etapas iniciais tais como revisão de literatura, a viabilidade do aplicativo, análise dos requisitos e a metodologia de prototipação para a concepção de um aplicativo em sua fase inicial. Para isso, utilizou-se um editor gráfico de vetor e prototipagem de projetos de design baseado principalmente no navegador web, com ferramentas offline adicionais para aplicações desktop para GNU/Linux, macOS e Windows, o Figma.

Resultados

Acesso inicial do aplicativo: credenciais de acesso do médico hematologista. Login usando o CPF ou e-mail.
"Adicionar Paciente": permite inserir dados de um novo paciente.
"Todos os Pacientes": permite visualizar o quadro completo de pacientes ou modificar informações sobre algum paciente prévio.
"Pacientes Elegíveis": o sistema identifica pacientes indicados para iniciar terapia com CAR-T-cell.
"Modalidades de Tratamento": oferece informações sobre diferentes métodos de tratamento.
"Parecer": possibilita registrar opiniões ou pareceres sobre casos específicos.
"Fórum Médico": facilita a comunicação entre médicos participantes.
"Exames Laboratoriais"
"Exames de Imagem"
"BMO"

Conclusões

O Mieloma Múltiplo (MM) apresenta desafios no acesso a tratamentos como as CAR-T cells, devido ao custo e complexidade. O aplicativo MieloMap surge como alternativa de estreitamento de distâncias, facilitando a coleta e compartilhamento de dados entre médicos e centros de tratamento. Essa iniciativa promove uma gestão mais eficiente do MM, especialmente em regiões remotas. A integração dessas tecnologias pode otimizar os cuidados aos pacientes e impulsionar futuras inovações na área.  

Palavras Chave

HEALTH TECH; MIELOMA MÚLTIPLO; CAR-T CELL

Área

Estudos Acadêmicos

Categoria

Pesquisa Original

Instituições

ONCOLÓGICA TAPAJÓS - Pará - Brasil, UEPA - Pará - Brasil

Autores

KALYSTA OLIVEIRA RESENDE BORGES, STEFANE VANESSA SOUSA PEIXOTO, SÍMIA BIANCA SABINO, ANA EDUARDA CORRÊA SILVA, FELIPE HENRIQUE LIMA PEREIRA, NICOLAS SOARES AZEVEDO