WhatsApp
7° Simpósio Internacional de Onco-Hematologia

Dados do Trabalho


Título

A CONSTRUÇÃO DE UM GUIA HOSPITALAR PARA 420 PROTOCOLOS DE ONCOLOGIA NA PRÁTICA CLÍNICA COMO MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS NA ORGANIZAÇÃO

Introdução

A administração de um medicamento oncológico, na maioria das vezes, requer previamente um processo de reconstituição e posterior diluição a partir da apresentação farmacêutica. A criação de um Serviço de Terapia Antineoplásica, com a finalidade de preparação de medicamentos oncológicos obriga a um aperfeiçoamento praticamente em tempo integral e a um profundo conhecimento das condições ideais para a obtenção de dados científicos para a estabilidade das soluções preparadas assim como as suas limitações. Erros de medicação com antineoplásicos, medicamentos de alta vigilância, podem ser fatais. A prescrição corresponde ao ponto de partida dentro do processo terapêutico que determinará a administração segura ou não, ao paciente. Para evitar os erros potenciais nessa fase, são recomendadas estratégias como adoção de protocolos oncológicos padronizados e prescrição eletrônica.

Objetivos

Estudos, desenvolvimento, implantação e construção de um guia para protocolos de oncologia na prática clínica.

Casuística

Não se aplica

Método

Realizou-se busca de publicações indexadas nas bases de dados PubMed, UpToDate, guias e sites de hospitais nacionais e internacionais especialistas em Oncologia, durante os meses de abril de 2020 a maio de 2023. Adicionalmente, foi necessário realizar pesquisas em sites de instituições nacionais e internacionais, notadamente em Agências Internacionais e Entidades profissionais especialistas em Oncologia situadas no Brasil, Canadá, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos.

Resultados

420 protocolos foram pesquisados e desenvolvidos para a publicação de 4 livros físicos, assim como 4 e-book Kindle, entretanto a Instituição via SUS, padronizou somente 100 protocolos para uso pela Equipe Multidisciplinar, a partir do desenvolvimento do software que abrange os protocolos de quimioterapia de acordo com as indicações e apresenta fórmulas médicas que possibilitam o cálculo das doses e ajustes quando necessário. As prescrições são geradas após inclusão dos dados dos pacientes e seleção do protocolo pelo prescritor. Possibilita a elaboração de uma prescrição clara e completa, minimizando os erros de medicação relacionados à legibilidade e interpretação Entre as providências para implantação do software foi necessário padronizar os protocolos terapêuticos e as respectivas pré-medicações.

Conclusões

A implementação dos protocolos via eletrônica propiciará otimização no processo de prescrição, aumentando a segurança no processo de medicação da oncologia, desde a prescrição até a administração dos medicamentos. A implantação da prescrição eletrônica exige a participação multiprofissional para ser concretizado e a colaboração dos gestores para sua viabilização.

Palavras Chave

Oncologia; Quimioterapia; Hematologia; Protocolos de oncologia

Área

Multidisciplinar

Categoria

Revisão Bibliográfica

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GILBERTO BARCELOS SOUZA, MARCELA MIRANDA SALLES, GISELE DALLAPICOLA BRISSON, ANA PAULA SILVA ROXO, AMANDA CASTRO DOMINGUES SILVA, LETICIA RODRIGUES FRANÇA, LUCAS QUINTANILHA MARINS, GABRIEL ANTUNES CRUZ MOURA, CAMILA FERRARI QUADROS BARBOSA, LUIZ FELIPE QUERIDO ABREU CADILHE